ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GETÚLIO VARGAS
FARIAS BRITO - CEARÁ
GINCANA DE LEITURA
OUTUBRO DE 2009
1. OBJETIVOS
- Despertar o gosto pela leitura
- dramatizar o livro lido
- reconhecer personagens
- inferir opinião
2. REGULAMENTO
2.1 a Gincana de leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas pelos grupos nas datas previstas;
2.2 a cada tarefa serão atribuídos pontos em um total previamente combinado;
3. A organização, , a pontualidade, a disciplina do grupo, chegando até a anulação da tarefa;
4. Cada trabalho deverá ser feito com o livro indicado pela equipe do Centro de Multimeios, junto ao Núcleo Gestor;
5. Após a apresentação dos trabalhos, o grupo de jurados elegerá as melhores apresentações( decidir premiações);
6. Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso de seu grupo, ficando a mais, para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos.
7. Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la e, nos dias determinados para as apresentações dos trabalhos, seus componentes deverão usar crachás ( ou camisetas da cor escolhida).
8. Cabe aos organizadores das equipes maiores informações sobre cada tarefa a ser realizada, bem como julgar o cumprimento de cada uma.
TAREFAS
1. Representando... Ler o livro indicado e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger como a mais interessante da história.
Data.____________ Valor___________ Duração______________
2. Desfilando... Organizar um desfile das personagens do livro, caracterizados de forma a serem facilmente identificados. Obs. Um dos membros da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel da cada personagem da história. ( Com fundo musical).
Data.____________ Valor___________ Duração_____________
3. Escrevendo... escrever uma carta para o autor do livro lido, questionando as personagens, suas atitudes, pedindo informações sobre a vida dele e contando da “ Gincana de Leitura “ . Aguardar a resposta e apresentá-la juntamente com uma cópia da carta enviada.
Data.____________ Valor___________ Duração______________
4. Entrevistando... escolher uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas. Dramatizar a entrevista. Obs. Um dos membros será a personagem escolhida e os outros deverão participar fazendo as perguntas
Data.____________ Valor___________ Duração______________
5. Cantando ... Escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história do livro lido. Obs.: A equipe toda deverá participar da apresentação e provocar a participação de toda a turma, distribuindo cópias do texto criado.
Data.____________ Valor___________ Duração______________
6. Divulgando... Escolher um livro para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um outdoor divulgando-o. Selecionar para isso lições que se possam depreender.
OBS. Cada equipe escolherá 3 das tarefas sugeridas.
INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA/ ENSINO MÉDIO
1º - Uma História de Amor – Garibaldi Manoela
1º B – Romeu e Julieta – Willian Shakespeare
1º C – Dom Quixote – Miguel de Cervantes
2º A – Robson Crusoé – Daniel Defoe
2º B _ A escrava Isaura – Bernardo Guimarães
2º C – o Cortiço – Aluízio Azevedo
3º A – O Guarani – José de Alencar
3º B - Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
Professores do Ensino Médio – O Alienista – Machado de Assis
EJA –
Cabelos molhados – contos – Luís Pimentel
Cobras em compota –contos – Índigo
Tubarão com a faca nas costas – crônicas – Cezar Dias
Madalena – novela – Cristiane Dantas
Família composta – teatro – Domingos Pellegrini
Batata cozida, mingau de cará
Farias Brito, outubro de 2009.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cade minhas fotos
ResponderExcluir