segunda-feira, 26 de abril de 2010

EEFM Getúlio Vargas de Farias Brito e Tiro de Guerra do Crato criam Grupo de Escoteiros



A EEFM Getúlio Vargas, do município de Farias Brito, apoiando iniciativa do Tiro de Guerra da cidade do Crato, inicia-se, a partir de 24 de abril de 2010, o Grupo de Escoteiros, cujo objetivo é colaborar com a educação das crianças e jovens, ensinando-lhes através do civismo, da arte, do esporte e da cultura.
Este projeto, coordenado na região pelo Instrutor João França, recebeu amplo apoio da comunidade escolar e extra-escolar. O grupo é composto por 40 crianças e adolescentes (7 a 17 anos), com funcionamento aos sábados na EEFM Getúlio Vargas, contando também, com a participação de alunos (as) de outras escolas da cidade de Farias Brito, no intuito de melhorar a disciplina e a aprendizagem, além de trabalhar orientações sobre o uso indevido de drogas.
A ação do Movimento Escoteiro é fundamentada na vivência de valores éticos, morais e espirituais que orientam a conduta das crianças e jovens para que se tornem cidadãos íntegros e responsáveis, no mundo de amanhã.
A parte esportiva do projeto será desenvolvida no Ginásio Poliesportivo da cidade de Farias Brito, com Escolas de Futebol e Kung –Fu, dentre outras atividades esportivas. Esta ação tem animado bastante a comunidade de Farias Brito e motivado-a à participação.


Escotismo é uma Escola de Cidadania


Sendo uma doutrina universal, existente em 139 países, o escotismo incentiva a formação religiosa, patriótica e assistencialista dos jovens em todos os países onde existe. Fundado em 1907 pelo General inglês Robert Sthepenson Smith Baden Powell, o escotismo chegou ao Brasil em 1910 trazido por marinheiros que tomaram contato com livros de Baden Powell na Inglaterra. A filosofia básica do escotismo é valorizar no indivíduo as noções de Deus, Pátria e próximo, ou seja, uma filosofia muito parecida com o lema Integralista de Deus, Pátria e Família.
O escotismo é de fato uma escola de cidadania no Brasil. Há 94 anos, sempre no início das reuniões, temos o hasteamento da bandeira nacional, o que serve para preservar o sentimento pátrio em nossos jovens. Ao incentivar a prática dos esportes, de acampamentos e de cultura nos jovens o Escotismo dá um exemplo inequívoco de sua grande missão em agregar civismo e dignidade nas crianças e nos adolescentes.