NÍVEL 3. ASTRONOMIA: terra,rotação,pontos cardeais,coordenadas geográficas,estações do ano,marés,solstício,equinócio,zonas térmicas,horário de verão.Sistema Solar:descrição,origem terra como planeta.Corpos celestes:planetas,satélites,asteróides,cometas estrelas galáxias.Origem e desenvolvimento da astronomia.Conquista do espaço.Origem do universo.Fenômenos físico e químicos:elementos químicos e origem.Gravitação:força gravitacional e peso.Unidade astronômica,ano-luz,mês-luz,dia-luz e segundo luz.Constelações e reconhecimento do céu.ASTRONAUTICA:A exploração de marte.Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial?O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.O corpo humano no espaço.Os foguetes saturno,ariane, soyuz e próton.Os ônibus espaciais.ENERGIA:Educação ambiental,conservação dos recursos naturais e da energia,Cultura do “saber cuidar” e do “não desperdício”.Formas e fontes de energia,energia elétrica,formas de geração de energia elétrica,caminhos da energia elétrica(geração ,transmissão e distribuição),considerações técnicas sobre a energia(tensão,corrente,potência de aparelhos e equipamentos).Cuidados com a energia,consumo de aparelhos eletrodomésticos.,leitura do medidor de consumo residencial,dicas de conservação de energia e água e prática dos 3 R: reduzir,reutilizar ,reciclar.
NÍVEL 4:Lei da gravitação universal,leis de Kleper, lei de Hubble,história da astronomia,espectro eletromagnético,ondas,comprimento de onda,freqüência,velocidade de propagação,efeito Doppler,calor,magnetismo,campo magnético da terra,manchas solares,evolução estelar,estágios finais da evolução estelar(buracos negros,pulsares,anãs brancas),origem do sistema solare do universo.Constelações e reconhecimento do céu. ASTRONAUTICA: A corrida espacial e a guerra fria.Como os astronautas se comunicam no espaço.Quais velocidades atingem os veículos espaciais(foguete e satélite)?Velocidade de escape.Tipos de órbita de um satélite(circular,elíptica,polar,geoestacionária).O campo gravitacional terrestre.Cmo manter e controlar um satélite em órbita.Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre?Quanto da massa total de um foguete é combustível/Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites?O uso de satélites meteorlógicos e de sensoriamento remoto.ENERGIA: Educação ambiental,sustentabilidade (social,ambiental e econômica),cidadania e responsabilidade sócio-ambiental.Formas e fontes de Energia,energia elétrica,formas de geração de energia elétrica.Caminhos da energia elétrica(geração,transmissão e distribuição),considerações técnicas sobre a energia(tensão,corrente,potência),cuidados com a energia,calculo no consumo residencial,selo procel, equipamentos eficientes em energia e água.