segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Nós acreditamos no poder das FLORES





GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Secretaria de Educação
EEFM GETÚLIO VARGAS
Tradição que se Renova


Projeto: Nós acreditamos no poder das “FLORES”
Dia Internacional da MULHER


Farias Brito -CE
Março-2011

Projeto: Nós acreditamos no poder das “FLORES”
Dia Internacional da MULHER

Ficha Técnica
Realização: Núcleo Gestor, Professores e Centro de Multimeios
Data de realização: 28 de fevereiro a 08 de março de 2011
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio
Local: Escola sede e Escola Anexa



APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO

Convivemos constantemente com o brilho das mulheres, somadas às conquistas que nos servem de exemplos positivos: mães, tias, avós, professoras e todas que direta ou indiretamente nos ajudam a enfrentar a caminhada do dia a dia.
Este projeto escolar é uma ação coletiva que busca valorizar cada vez mais a mulher e evidenciar o zelo, o trato, o carinho que devemos dedicá-la. Assim como o poder das flores se mistura com o perfume que exalam, a mulher se mostra capaz em tudo o que faz, é por isso que acreditamos no poder das flores e das mulheres para um mundo melhor.
Ao observar nossa história, o projeto propõe relatar as mulheres especiais que já concluíram a sua trajetória e apresentar mulheres anônimas que fazem a diferença na nossa vida, na nossa casa, no bairro etc.

OBJETIVO:
Valorizar a figura feminina na sociedade fariasbritense, bem como reconhecer seu papel e homenagear simbolicamente mulheres da nossa terra.

METODOLOGIA
O presente projeto utilizará meios estratégicos que envolvam os discentes e os docentes para desenvolverem ações internas e externas à escola. Os recursos metodológicos, tais como: internet, material didático, rádio escola etc., serão operados na semana que antecede o dia da mulher nos espaços de aprendizagem e nas salas de aula.

ATIVIDADES/ AÇÕES :

Pesquisas;
Atividades de recorte e colagem para montagem de um painel;
Concurso de poesia;
Envio de mensagem e flores naturais às mulheres destaques e anônimas fariasbritenses;
Intervalo com músicas relacionadas à mulher;
Leitura em sala de aula sobre a origem do dia da mulher;
Leitura bíblica/mensagens na rádio escola pelos alunos;
Frases espalhadas nos corredores da escola.

AVALIAÇÃO:
Todo projeto busca a eficácia em suas ações, este não é diferente. A avaliação se dará por meio da sua abrangência e de seus resultados durante a realização e na culminância com a satisfação dos envolvidos.

ANEXO

ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher .
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".


ALGUMAS PERSONALIDADES FEMININAS

A primeira mulher a reger (dirigir) uma orquestra no Brasil foi Chiquinha Gonzaga, pianista e compositora, em 1879.
Em 1917, a professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino, comandou uma passeata que exigia que as mulheres tivessem o direito de votar.
A primeira mulher a tornar-se ministra de Estado (representantes dos ministérios, como da Fazenda, do Trabalho) foi Maria Esther Figueiredo Ferraz, nomeada ministra da Educação em 1982.
Anita Malfatti foi uma grande artista brasileira. É considerada a mulher que introduziu o Modernismo nas artes e pinturas no Brasil. Participou da famosa Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Ela fez o desenho que abriu a exposição e foi muito elogiada.
Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu, foi jornalista, escritora e fazia parte de movimentos políticos. Era uma ativista política. Ela começou a trabalhar muito nova como jornalista, com apenas 15 anos. Entrou para o Partido Comunista Brasileiro e participou de greves, manifestações, protestos. Foi uma personalidade importante nas lutas em favor dos direitos e melhor condição de vida para as mulheres. Morreu em 1962.


Mensagem à MULHER

Mulheres, personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã... amissíssimas
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.

Como mãe, semeia esperança
Como irmã, espalha fervor
Se esposa, há perseverança
Se sofrida, nos causa dor
Se trabalhadora, emite confiança,
Mas em tudo, cultiva amor.

Mulher, símbolo da vida,
Imagem da perfeição.
Tantas vezes abatida
Por causa da traição
De alguém que, "enlouquecida"
Entregou seu coração.

Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois estás sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.
Por tudo isso você conquistou
O Dia Internacional da Mulher.